Facebook Marketing: 10 erros mais comuns em gestão de campanhas

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Em pleno século XXI não podemos pensar em uma empresa sem presença digital e sem gestão de campanhas. Vamos ser ainda mais apocalíptico: Uma empresa, hoje, se ela não tiver mais sua presença virtual, ela está fadada ao fracasso.

 

Isso porque, no mundo globalizado de hoje, tanto as redes sociais, principalmente o Facebook, quanto o Google são visitados bilhões de vezes por milhões de pessoas todos os dias.

 

Então, pensar em ter uma presença virtual não é algo mais que deve ser deixado de lado, mas sim uma realidade óbvia e latente.

 

Mas como deve ser a minha presença virtual?

 

Sua presença virtual deve ser pensada em quatro pilares. São eles:

 

Interatividade – Sua empresa deve ficar presente 24hrs por dia, seja tirando dúvidas, interagindo com seus clientes ou os dois. Por mais que o cliente naquele momento não esteja com a intenção de comprar, quando ele vier a realizar uma compra com certeza lembrará do seu atendimento online.

 

Canal de vendas – Obviamente, o que as empresas desejam é vender mais. A etapa de vendas do seu produto ou serviço também pode ser realizada pela internet. Tendo uma presença digital efetiva, você pode fazer da internet uma extensão da sua equipe de vendas.

 

Conhecimento do cliente – No meio digital são inúmeras as formas de extrair dados dos seus clientes, formulários, dados de perfis em redes sociais. A verdade é que existem diversos canais que podem ser utilizados para conhecer melhor seu consumidor e se relacionar. Conhecer seus hábitos, onde residem e as preferências de compras são características muito importantes neste processo.

 

Divulgação – Sem dúvida, essa é um pilar que deve ser muito bem valorizado. Isso porque é com ele que você conseguirá alcançar e interagir com o seu potencial cliente. Ao conseguir conversar com ele, pode ter certeza que o seu negócio vai conseguir aumentar as suas vendas.

 

Lembre-se:  Criar campanhas no Facebook deve é um execício de criação e inteligência 

 

E por ser um exercício criativo, as empresas que estão entrando nesta onda para investir em marketing nas mídias sociais, especificamente, no Facebook, precisam se atentar ao criar sua gestão de campanhas e entender que existem vários processos que não devem ser cometidos, se o objetivo for o sucesso.

 

Não saber fazer campanhas ou fazê-las de forma desleixada pode resultar em problemas maiores que a não compra do produto/serviço que você oferece. Ela pode resultar em um processo de descredibilização da sua marca. Esse é um problema tão grande que pode até resultar na falência da sua empresa.

 

Pensando nisso, quero que você conheça os principais erros que você deve estar atento ao criar campanhas no Facebook. Vamos lá:

 

Principais erros ao criar campanhas no Facebook:

Erro 1 – Não definir o seu público-alvo

 

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Não definir o seu Público-Alvo pode acabar com a sua Campanha de Segmentação no Facebook!

 

Conhecer o seu público-alvo é o primeiro passo para começar qualquer gestão de campanhas no Facebook. Isso significa que você deve ter na ponta da língua seus hábitos de consumo, seus gostos, sua visão política, sua localização geográfica, sua faixa etária, seu nível de escolaridade; absolutamente tudo que você conseguir arrancar tanto de seu cliente como de dados do mercado.

 

Nunca crie nenhuma peça ou anúncio sem ter essas informações! Essa parte de pesquisa pode ser demorada, e às vezes requer uma pesquisa manual de perfil por perfil de seus fãs no Facebook para que se consiga uma amostra considerável. Mas tenha certeza de que esse esforço será um fator determinante para o sucesso ou não da sua campanha.

 

Erro 2 – Não analisar a concorrência

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Analisar bem a concorrência é crucial para uma campanha de sucesso!

Tenho certeza que você, assim como eu, também faz uso dessa e de outras redes sociais. Portanto, só de levar em consideração as propagandas pelas quais somos bombardeados em nossos perfis pessoais, já podemos ter uma boa noção do que seria agradável ou não para o nosso público-alvo, principalmente se tratando dos textos e das imagens dos anúncios.

 

Mas você não pode ficar focado somente nisso. É preciso ir além. Por isso, a dica aqui é curtir as páginas de seus concorrentes para ser impactado pelos anúncios deles. Analise também o conteúdo de cada Fan Page deles (pois provavelmente será semelhante ao conteúdo de publicidade) e procure sempre tentar retirar o máximo de aprendizado com  cada um. Nesse ponto, se você ainda não souber ao certo o que fazer, saberá pelo menos o que você não deve fazer e isso é um belo adianto para a sua gestão de campanhas, te garanto.

 

O Facebook pode te ajudar nisso

 

Você sabia que o Facebook pode te ajudar na análise da concorrência na Gestão de Campanhas? Pois bem, ele pode! E isso é muito bom!

Essa ferramenta está disponível na função de “Informações” da sua página. Basta clicar lá e o próprio Facebook irá sugerir essa função para você! Maravilhoso né? Então não perca tempo, corra lá na sua página e saia colocando os concorrentes que você já conhece! Não perca tempo!

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O Facebook pode te ajudar a analisar a concorrência

 

Erro 3 – Não explorar o seu diferencial

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Explorar o seu diferencial dará mais destaque ao seus produtos e serviços!

Não basta anunciar o produto ou serviço em si. Você tem que colocar a sua criatividade para funcionar e anunciar de forma diferenciada e intrigante. Muitas empresas acabam por abusar dos chavões publicitários não dando destaque para os produtos ou serviços prestados. Isso acaba fazendo com que o anúncio passe de forma despercebida pelos usuários do Facebook.

 

Por isso, não caia nesse erro de não explorar de forma criativa o seu diferencial. Se ele é o preço, coloque-o. Se é a parte textual, contrate um redator e revise mais de uma vez os textos que serão publicados. E se você tem como diferencial a sua arte, então não deixe de caprichar nela de forma a destacar pensando sempre que ela deve chamar a atenção de quem está passando o roll on no feed de notícias.

 

Acho que aqui vale salientar alguns critérios para traçar as estratégias de posicionamentos fazendo com que você tenha ainda mais conhecimento de como posicionar as suas campanhas no Facebook. A ideia aqui é pensar que a construção de uma identidade de posicionamento eficaz, deve ser baseada na segmentação e no diferencial que satisfaça alguns critérios:

 

Quatro critérios para se posicionar na sus gestão de campanhas:

 

1 – Importância: oferecimento de um benefício exclusivo da sua empresa;

2 – Lucratividade: Diferença entre o seu preço e a concorrência;

3 – Superioridade: a diferença deve ser posta como muito superior a outras formas de benefícios;

4 – Exclusividade: a diferenciação não pode ser copiada com facilidade pela concorrência;

Sabendo desses critérios você vai poder identificar melhor o que fazer – e o que não –  na hora de posicionar as suas campanhas.

 

Erro 4 – Uma boa imagem vale mais que mil curtidas

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Essa imagem é até hoje uma das mais curtidas em todo o Instagram

Pode ter certeza que escolher uma imagem errada fará com que as suas campanhas acabem passando despercebidas pelos usuários do Facebook. Como falamos antes, uma imagem ou arte que não chama atenção não capta possíveis clientes e, portanto, não gera vendas.

 

Por isso, sempre tente fazer uso de cores chamativas (com bom senso, é claro), ilustrações, algo que realmente desperte a curiosidade do usuário. Pense que muitas vezes ele não vai nem mesmo ler a mensagem que você escreveu e, portanto, a imagem tem que dizer mais que 1000 palavras (olha outro jargão aí… mas esse vale agora) na gestão de campanhas.

 

Erro 5 – Errar ao escolher a mensagem da Campanha

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Escrever mal suas mensagens de campanha pode arruinar seu anúncio!

Na gestão de campanhas, a Mensagem nem sempre tem que ser curta mas ela tem que ser direta e legível. Ou seja, ela precisa apresentar para o usuário, dentre muitos argumentos, aquele argumento certeiro que o fará clicar no anúncio e, se tudo der certo, gerar uma conversão.

 

Atente-se à linguagem: se for preciso ser técnico, seja técnico corretamente; se for preciso ser coloquial, certifique-se de que sua marca também possui esse valor. Vale a pena fazer testes com o seu público para saber qual o tipo de texto que é mais agradável para ele.

 

Ahhh, e por favor, na sua gestão de campanhas evite ficar usando CAPSLOCK ou Negrito em tudo que você escrever. Isso é chato e cansa os usuários.

 

Erro 6 – Não segmentar o público de forma coerente

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Segmentar o seu público de maneira errada atrapalhará muito as suas vendas!

Criar anúncios temáticos com segmentações específicas, quando bem feito, é uma das coisas mais interessantes do Facebook. Ficar colocando coisas que atraem as massas pode ser interessante mas pode ser uma faca de dois gumes. Ou você quer ficar vendo anúncios onde eles colocam um produto com o Neymar com a camisa do Santos? Eu não sou santista e, por causa disso, será muito difícil essa imagem me cativar. Então muito cuidado com isso!

 

Esse exemplo que eu coloquei é só pra enfatizar o quanto é preciso ter muita atenção na hora de preencher o campo de interesses na plataforma do Facebook Ads. Se você errar nessas segmentações é bem provável que você queime verba e ainda conquistar haters para sua marca.

 

Erro 7- Não renovar o conteúdo dos seus anúncios

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seja pequena ou grande empresa, todas as campanhas tem que ser constantemente renovadas!

Lembra do anúncio dos postos Iparanga? Tenho certeza que você lembra sim. Tanto até que até hoje aquele gordinho continuar aparecendo nas telas sempre explicando, das mais diversas maneiras, onde e como realizar as mais diferentes compras de produtos e serviços basta ir “lá no posto Iparanga”. Tudo bem que a publicidade deles foi muito bem-feita, mas você já notou que, apesar de estar tendo o mesmo conceito, ela sempre está mudando e se renovando?

 

Isso acontece porque qualquer anúncio, mesmo o mais genial de todos, acaba, com o tempo, enjoando. Portanto, para gestão de campanhas mais longas, por exemplo, pode ser muito mais interessante colocar no ar duas variações de anúncios por vez e substituí-los frequentemente do que subir dezenas de versões de anúncios direcionados para a mesma segmentação de uma só vez.

 

A verdade é que a não renovação dos anúncios pode fazer com que um CTR altíssimo (Click Trought Rate uma das métricas mais usadas no marketing digital, pois avalia a eficiência de uma determinada peça publicitária na Internet.) e um CPA (Custo Por Aquisição, ou seja, custo médio que você está pagando por cada ação que o usuário realiza nos seus anúncios) satisfatórios do início de uma campanha fiquem ruins ao final da mesma.

 

O que estou querendo dizer aqui é que, na sua gestão de campanhas, se você não ficar atento aos seus anúncios, e consequentemente não renová-los sempre que possível, você poderá fazer com que algumas de suas campanhas – que poderiam ter um potencial estratosférico – se tornem medíocres.

 

Erros 8 e 9 – Não estabelecer orçamento e metas de conversão

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Em qualquer campanha de segmentação no Facebook é crucial definir orçamento e metas!

Coloquei tópico duplamente porque quero que você entenda que um caminha lado a lado com o outro. Mas isso eu sei que você vai entender assim que terminar ler tudo aqui. Vamos abrir aqui com uma pergunta para você: Como saber se a sua campanha no Facebook está indo bem? A resposta para isso se baseia em dois levantamentos: Quanto eu gastei para fazê-la; e quanto eu estipulei o meu crescimento com elas. Ou seja, quanto eu vou gastar e quanto de retorno eu pretendo ganhar.

 

Se deixarmos para definir metas quando a campanha já está no ar, ou se simplesmente não definirmos nada teremos problema. Isso porque ficaremos apenas com métricas de vaidade, consequentemente torrando todo o dinheiro sem nem saber o porque disso.

 

O grande segredo nos anúncios é investir e mensurar. Lembre-se que não existe regra universal, pois cada campanha, cada público, cada imagem, cada página de destino pode interferir diretamente para mais ou para menos nos seus resultados.

 

Aqui vale uma dica muito importante: A pressa é inimiga da perfeição. Portanto, não faça as coisas na correria:

 

organize-se, monte uma planilha, faça um planejamento, e só depois vá para a execução.

 

Erro 10 – Não direcionar o clique para uma Página de Destino interessante

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Não ter a página de destino correta impossibilitará a compra por parte dos usuários!

Essa dica é muito importante porque pode fazer toda a diferença na hora de uma compra. Isso porque se você já conseguiu com que o possível cliente clique na sua campanha, ele já demonstrou um interesse. Então essa é a hora de não fazer ele pensar demais e comprar o produto ou serviço imediatamente.

 

Com efeito, um clique que direciona o usuário simplesmente para a homepage de um site ou para o mural de uma Fan Page pode ser um clique perdido, comprometendo a campanha como um todo. É preciso segurar o usuário pela mão e levá-lo a compra. E você só consegue fazer bem através de uma Landing Page.

 

Uma boa dica é utilizar na Landing Page a mesma chamada e a mesma imagem que você usou no anúncio. Dessa forma, o usuário não corre o risco de se sentir perdido ao ser direcionado para a sua página.

 

Parece óbvio, mas é muito importante frisar: Seus anúncios devem corresponder ao conteúdo/oferta da página! Imagine a frustração do seu cliente se ao clicar num anúncio de celulares, for direcionado para página que vende cadeiras. Te garanto que ele nunca mais irá voltar a clicar em algum produto relacionado a sua página de destino.

 

Espero que vocês tenham gostado deste post. Se sim, deixe o seu joinha aí! Dúvidas e comentários podem ser colocados aqui em baixo que serão respondidos com toda a preocupação e carinho. Agora, se você quer realmente aprender a criar segmentar a sua campanha sem erros e tendo resultados expressivos, além de aumentar a sua base de possíveis clientes, entre em contato aqui comigo! Podemos fazer um ótimo negócio juntos! Duvida? Então só pagar pra ver! Abraço!

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