Saiba como definir quanto você deve investir em campanhas no Facebook

saiba como investir em campanhas no Facebook coma Fábrica de Resultados

Se você não é uma celebridade ou uma grande marca certeza que você deve fazer muito para ter sucesso nas redes sociais. Isso porque você tem que criar envolvimento com o seu público, fidelizá-lo e, claro, um bom produto ou serviço para oferecer. Enfim, você tem que ser capaz de ter e manter uma forte presença social, compartilhando conteúdo relevante e em uma base de público regular. Para isso você tem que investir em campanhas nas redes sociais.

 

Principalmente no Facebook não existe descanso. Mas garanto que se você fizer o desenvolvimento de uma estratégia sólida, um plano estratégico abrangente que articula a ação que você vai tomar durante o curso de sua campanha – ou seja, definir o que, onde, quando, como e por que você vai fazer em mídia social – você conseguirá obter sucesso.

 

Mas vamos supor que você está com essas questões muito bem definidas. Agora só falta um último, mas importantíssimo passo: definir quanto vou investir em campanhas. Essa dúvida é mais que natural e deve ser muito bem analisada.

Mas quanto eu devo investir em campanhas de anúncios no Facebook?

Quanto investir em campanhas no Facebook?
Quanto devo investir em campanhas no Facebook?

Antes de qualquer coisa, quero deixar claro que estas são as coisas que eu acredito, as recomendações que compartilho e você pode pensar diferente. Se você quiser trazer sua opinião, o espaço de comentários está aberto!

Então vamos a resposta que você quer saber: quanto devo investir em campanhas no Facebook? A resposta é: Depende.

 

Calma que eu vou te explicar. Depende muito do seu mercado, do tamanho da sua campanha, dos resultados que você quer e etc. Mas, para não ficarmos no depende, aqui vão algumas questões que você deve abordar para definir os seus gastos em campanhas.

 

Defina um orçamento contínuo

 

Essa é a primeira coisa que eu me preocupo quando vou investir em campanhas da minha empresa. Isso porque eu não quero ficar pensando exatamente em números, mas sim em como eu posso manter as minhas campanhas saudáveis financeiramente para mim e com um bom desempenho no Facebook.

 

Atualmente, por meio de vários cálculos e projeções, eu reinvisto de 15% a 20% do meu faturamento bruto mensal em campanhas. Ou seja, um quarto do meu lucro bruto eu reinvisto. Você já deve estar achando que eu estou maluco ou que eu estou querendo me perfazer. Te garanto que não.

 

A regra é antiga parceiro!

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Weber já mostrou que a regra é antiga!

Além disso, essa regra já é utilizada desde antes de existir o Facebook, o computador, e até o Brasil Império! Quem usava essa, – e outras – regras foram os primeiros americanos filhos de ingleses que foram colonizar as 13 colônias conhecidas atualmente como Estados Unidos da América. Se você não sabia disso, aconselho você a ler um dos livros mais interessantes que já li: A ética protestante e espírito do capitalismo de Max Weber.

 

Mas voltando aos tempos atuais, essa é uma regra que eu indico para você utilizar. Óbvio que isso vai depender dos seus custos para vender e do quanto de resultado você consegue gerar com seu orçamento.

 

Mas o grande segredo que tanto Weber, há muitos anos, quanto eu, agora, queremos te ensinar: Reinvista o máximo que puder. Isso porque você precisa fazer isso para crescer cada vez mais. A porcentagem, por sua vez, fica a seu cargo.

 

Para começar a investir em campanhas, você pode começar com 5% e trabalhar a conversão, testar, melhorar e quando tudo estiver redondo e seu retorno positivo, você escala a sua campanha, aumenta a verba e, provavelmente, o seu retorno.

 

Enfim, seja qual for o porte, segmento ou público-alvo da sua empresa, o crescimento dela está diretamente ligado à adoção de boas estratégias de marketing. Pesquise, planeje, acompanhe o que desejam seus consumidores e crie boas estratégias para atingi-los.

 

Projete o máximo de cenários possíveis

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Aprenda a projetar cenários para investir em campanhas no Facebook

Esta é uma forma um pouco mais avançada e você precisará ter as métricas do seu negócio muito bem definidas. Mas essa estratégia faz com que você possa trabalhar com projeções e basear seu orçamento nelas o que deixará um bom norte para você saber quanto investir em uma campanha.

Se você tiver análises de campanhas antigas e também do seu Google Analitics é melhor ainda! Mas também é bom saber como criar esses cenários.

EXEMPLO

  •         Eu tenho a meta de vender 80.000 reais em um mês.
  •         Para isso, eu preciso de X clientes.
  •         Para ter esses X clientes eu preciso de Y leads.
  •         Para ter esses Y leads, preciso ter W visitas no site ou na rede social.
  •         Além disso, cda clique para atrair uma visita vai me custar quanto?

A partir dessa demanda de cliques, eu estimo meu orçamento. Então, por exemplo, eu precisarei de 30 mil visitas para fazer 300 vendas. Algo neste sentido.

Aqui, você fará o cálculo partindo da sua meta de vendas para o volume de pessoas. É uma visão de um funil, onde você precisa ter os dados do seu CPC (Custo por Clique), seu CPL (Custo por Lead), seu CPV (Custo por Venda) para chegar ao volume de vendas que você precisa ter para bater sua meta.

 

COMO SABER ESSES DADOS?

  •         Custo por Venda (CPV) = investimento / número de vendas
  •         Lead por Venda (LPV) = Leads / número de vendas
  •         Custo por Lead (CPL) = investimento / número de leads
  •         Taxa de Conversão de Leads = Leads / Cliques
  •         Retorno sobre Investimento (ROI) = (retorno – investimento)/investimento
  •         Custo por Ação (CPA) = É o custo médio que você está pagando por cada ação que o usuário realiza nos seus anúncios.
  •         Custo por Clique (CPC) = É o quanto você paga, em média, por cada clique realizado no seu anúncio. O CPC médio é calculado através do custo total do anúncio / total de cliques

 

Todas essas métrica são muito importantes e devem ser muito bem acompanhadas. A título de curiosidade eu acompanho as minhas métricas diariamente porque quero sempre estar no controle de todos os meus (re)investimentos e dos ganhos/perdas que estou tendo.

 

Cálculo Hipotético Universal Técnico Estimativo (C.H.U.T.E.)

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Faça um chute direcionado ao investir em campanhas no Facebook

Essa titulação é maravilhosa é usada por várias empresas para te enganar na hora de uma apresentação. O que eles estão realmente dizendo que vão fazer inicialmente com o seu orçamento: um C.H.U.T.E.

 

Isso porque, com o C.H.U.T.E, você pode definir um valor inicial para começar baseado no quanto você está disposto a gastar e quanto investir em uma campanha no Facebook, por exemplo.

 

Mas não pense que esse C.H.U.T.E. é totalmente aleatório. Todos esses riscos que essas empresas correm são calculados de acordo com dados e experiências anteriores. Então não é nada maluco mas sim algo pensado e direcionado.

 

Mas vamos ao C.H.U.T.E:

 

Para você ainda que não tem confiança e se sente muito cru para investir nessa rede social é interessante começar, por exemplo, com 5 reais por dia e ver como serão os resultados. Para os mais “ousados” posso sugerir 100 Reais para começar.

 

Não se esqueça da dica anterior: O grande segredo nos anúncios é investir e mensurar. Lembre-se que não existe regra universal, pois cada campanha, cada público, cada imagem, cada página de destino podem interferir diretamente para mais ou para menos nos seus resultados.

 

Por isso, é interessante que você defina um valor que esteja confortável para errar. Isso mesmo, um valor confortável para errar. Falo isso porque por mais que você leia sobre o assunto, por mais que você estude, sempre na hora “H” vão existir variantes que você não contava ou que não dava o devido valor.

Os resultados da sua campanha não apareceram? Otimize-a!

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Só investir em campanhas as vezes não é o suficiente. Então, otimize-as!

Tudo que eu falei aqui tem como objetivo te ajudar a criar uma campanha matadora.

Mas eu sei que nem tudo funciona do jeito certinho que pensamos. Sempre existem variações que podem estragar uma campanha.

Por isso, é extremamente importante otimizar suas campanhas, alterar o que for necessário e descobrir o que as fazem gerar ou não resultados.

O gerenciador de anúncios do Facebook pode se tornar uma arma muito importante nesse momento. Isso porque ele fornece informações realmente valiosas, principalmente sobre o desempenho de diferentes anúncios, o que funciona e o que precisa ser melhorado.

Mas a melhor dica que a gente pode dar é a seguinte: teste sempre. Realize testes A/B em todos os seus anúncios (ou sempre que possível) e mantenha aquele com os melhores resultados.

Otimize o seu gasto, afinal, temos que lembrar sempre do ROI!

 

Acompanhe as suas métricas

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Para investir em campanhas é crucial que você conheça as suas métricas

Uma vez que seus anúncios estão ativos, é imprescindível que você acompanhe suas métricas de perto, aqui entra aquela máxima, “você só controla o que gerencia, faz sentido?

 

Para ver os resultados, e consequentemente saber como investir em campanhas, aconselho você a usar o Power Editor

 

Power Editor

 

O Power Editor é uma ferramenta de publicidade do Facebook desenvolvida para anunciantes de grande porte que desejam criar, editar e publicar vários anúncios de uma só vez e controlar as campanhas de forma precisa.

 

Ele é um painel sofisticado, que fornece aos usuários uma visão geral de todas suas campanhas destacando uma estimativa de quanto você está gastando por dia.

 

O painel é organizado por colunas, o que torna mais fácil para filtrar através de seus anúncios, para que você possa ter uma exibição personalizada dos seus resultados. Os números como alcance, frequência e custos estão disponíveis, fazendo um relatório sobre o desempenho da campanha.

 

De acordo com o Facebook, aqui estão algumas palavras chaves para procurar (e suas definições):

 

Vídeos:

Pode ser personalizado para incluir métricas como exibições de vídeo e gifs, porcentagem  do vídeo visualizado.

 

Site:

Pode ser personalizado para incluir métricas como ações site (todas), checkouts, detalhes de pagamento, compras e adicionados ao carrinho.

 

Aplicativos:

Pode ser personalizado para incluir métricas como instalações de aplicativos, o engajamento de aplicativos, as ações de aplicativos para celular e custo por interação com aplicações.

 

Eventos:

Pode ser personalizado para incluir métricas como respostas de eventos e custo por resposta de evento.

 

Os cliques:

Pode ser personalizado para incluir métricas como cliques, cliques únicos, CTR e o CPC

 

Configurações:

Pode mais ser personalizado para incluir métricas como data de início, data final, o nome do conjunto de anúncios, anúncio ID, entrega, oferta e objetiva.

 

Erros que podem estragar suas campanhas

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Preste atenção em não cometer esses erros ao otimizar campanhas no Facebook

Confiar demais no Facebook

Se você não tem conhecimento algum sobre quanto investir em campanhas, é possível fazer com que o Facebook faça automaticamente para você. Mas tome muito cuidado com isso!

Se você deixa tudo por conta do Facebook, é a mesma coisa que deixar uma criança de 6 anos fazer suas compras do mês no supermercado. Ela terá R$300,00 para gastar, mas com certeza não trará as coisas que você realmente precisa para passar o mês.

Você pode até deixar no automático, mas tenha outro anúncio que você configure os valores máximos de investimento (mesmo que você não tenha certeza do que fazer). Assim você pode fazer um quadro comparativo e saber qual está gerando mais resultado para a sua empresa.

 

Não cuidar da sua página de destino

 

Este problema é clássico para quem quer investir em campanhas. Recebo vários e-mails por semana de pessoas reclamando que não conseguem vender com suas campanhas. Elas alegam que investiram milhares de  reais e não venderam nada e que o Facebook não funciona. Sempre pergunto: Qual é a sua página de destino?

 

O que é uma página de destino?

 

Uma página de destino é o lugar para onde você direciona as pessoas que clicam no seu anúncio. Ela pode ser “Landing Page”, “Squeeze Page”, “Hot Page” ou uma página específica do seu site, por exemplo.Enfim, a sua “página de destino” é sua loja, seu estabelecimento. É importante que você entenda uma coisa: “Anúncios não vendem. Anúncios levam as pessoas para onde você vende. Quem vende é sua página de destino”.

 

Se você leva as pessoas para uma página que:

  •    Demora para carregar;
  •    Sua loja não tem um bom atendimento (se for negócio local)
  •    Não tem um visual legal;
  •    Não tem informações suficientes;
  •    Tem tudo menos o produto que você está anunciando;
  •    Não tem o mínimo de condições para a pessoa converter…
  •   Não tem um pixel de conversão instalado
  •    Não tem um formulário

 

Adivinhe o que acontece? Você não vende! Você está queimando dinheiro.

Por isso, pense em tornar tudo o mais fácil possível para seu cliente. Não faça ele pensar, faça ele percorrer o caminho entre: clicar no anúncio, ver o produto, comprar.

 

Conclusão

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Agora é hora de concluir tudo que falamos! Preste atenção!

Ter sucesso em investir em campanhas no Facebook é um processo constante, não um evento. Por isso, sempre acompanhe todas as suas campanhas na rede social. Afinal, é o olho do dono que engorda o gado.

 

Definir orçamento para investir em campanhas – sempre tendo as métricas apresentadas como carro chefe – é uma ótima estratégia para ter sucesso.

 

Fique atento em não deixar o Facebook controlar as suas campanhas porque isso pode acabar fazendo com que você perca muito dinheiro.

 

Sua página de destino é crucial para realizar ou não uma venda. Por isso tenha em mente em criar sempre experiências rápidas e satisfatórias para todos os que visitam ela.

 

Os resultados chegam conforme melhorias são feitas e testes são realizados por você e sua equipe.

 

Mas não há dúvidas de que você precisa começar uma campanha no Facebook hoje mesmo! Com mais de 1 bilhão de usuários, as possibilidades de crescimento da sua marca, engajamento social e ROI são muito grandes.

 

Se o seu público não está no Facebook ele simplesmente não existe, ou não está em lugar nenhum.

 

Lembre-se sempre de que, antes de qualquer coisa, a sua marca precisa deixar claro qual a sua posição, qual é o seu público e como ela deseja se comunicar com eles.

 

Agora é a sua hora de criar e investir em campanhas de sucesso.

 

Espero que você tenha gostado.

 

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