O que é o Lead e porque a sua empresa precisa dele?

Toda boa estratégia de marketing digital envolve a captação de leads e a nutrição deles. Mas pera aí… o que é esse Lead? Essa pergunta, além de ser básica, é importantíssima para resolver problemas de vendas. Por isso, dediquei um post inteiro para podermos definir o que o Lead e qual a importância para sua empresa.

O que é um Lead?

Basicamente a definição de Lead é bem simples: Um lead é uma pessoa que tem, de alguma forma, interesse em produtos e serviços de sua empresa.

Então o lead é um cliente em potencial? Isso mesmo! O lead é aquela pessoa que potencialmente pode contratar seus serviços.

Diferença entre Visitantes e Leads

Precisamos pensar em duas coisas antes de diferenciar esses termos:

  • Quantos visitantes passam mensalmente pelo seu site?
  • Você possui informação sobre quem são essas pessoas que visitam o seu site?

Essas duas perguntas parecem bobas, mas são importantíssimas para nós que trabalhamos com marketing digital. Isso porque o seu site pode até possuir um grande número de visitantes e, com certeza, uma porcentagem desses visitantes possuem interesse nos produtos e serviços que a sua empresa oferece.

O problema é que você não sabe quem são essas pessoas que visitam o seu site e qual é o seu perfil. Sem saber quem são essas pessoas, você provavelmente não conseguirá interagir com esses clientes em potencial. E se não houver interação, é quase certo que não há compra.

Entendeu o problema? Então deixa eu te assustar um pouco mais! A grande maioria das empresas brasileiras programam seus sites somente para receber visitas. Isso faz com que a grande maioria delas não saiba quem está entrando no site e, pior ainda, não sabe como interagir com ela para vender seus produtos ou serviços.

Entendeu o problema? Então vamos resumir um pouco mais: se o seu site só possuir visitantes, você provavelmente não saberá o que eles estão buscando e, com isso, não conseguirá mostrar a ele o que você tem a oferecer deixando-as com dúvidas não respondidas e, consequentemente, com medo de contar com seus serviços.

Mas então, como conseguir informações dessas pessoas para transformá-las em Leads?

Tudo começa com a captação do e-mail delas. O e-mail é a informação mais valiosa de uma pessoa, pois assim você poderá estabelecer um meio de comunicação com ela enviando-a conteúdos que ela provavelmente terá interesse em ler. Duvida? Então responde essas 3 perguntinhas básica aqui:
1) O que o Facebook te pede para criar uma conta? E-MAIL.

2) O que qualquer e-commerce te pede para você concluir sua compra? E-MAIL.

3) O que o Youtube te pede para subir um vídeo? Que você tenha uma conta no gmail.

O e-mail é considerado um dos canais mais pessoais para se relacionar com clientes. Mas isso deve ser feito da maneira correta, enviando conteúdo de alta qualidade e que tenha relação com o interesse do lead.

Por isso, ao capturar o e-mail, você está tentando estabelecer um relacionamento com essa pessoa o que é fundamental para desenvolver uma boa estratégia de marketing. E para isso gente, nós precisamos gerar Leads para a nossa empresa.

Então por que o Lead é tão importante para minha empresa e por que a minha empresa deve gerar Leads?

Bem vamos lá. Definimos que o lead é, basicamente, o potencial comprador que você tem informações e, consequentemente, você consegue interagir com ele produzindo conteúdos que resolvem algum dos seus problemas.

Agora, o que precisamos ter na cabeça é a oportunidade de interação e a oportunidade comercial que existe quando você sabe sobre o seu novo cliente em potencial. Precisamos entender que, ao construir um relacionamento com o seu cliente potencial, provavelmente conseguiremos construir uma ligação desse cliente com a sua empresa, e assim ele estará muito mais confortável para fazer negócios com você.

Por isso, quanto mais clientes potenciais você tiver relacionamento, maior será o número de clientes compradores da sua empresa. Por isso é imprescindível que o seu site consiga converter os visitantes em leads.

É bom frisar que você precisa saber as melhores formas de como converter seus visitantes, para aumentar os resultados da sua empresa. Para isso existem estratégias. Mas isso fica para outra matéria onde vamos discutir a fundo como gerar Leads. Aguardo vocês e até a próxima!!

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