5 motivos para investir em Marketing Digital

Nos últimos anos a relação entre os negócios e a comunicação sofreram alterações gigantescas. Isso porque a grande maioria das relações sociais e comerciais migraram para a internet. Com efeito, a democratização da tecnologia faz com que investir em marketing digital não seja mais uma opção e sim uma necessidade.

Por isso quero enumerar alguns motivos para você que continua resistindo em investir em marketing digital. Vamos lá?

1 – Garantir a sua presença digital

No mundo tecnológico de hoje, é surreal não pensar em internet. A todo momento estamos ligados em nossos e-mails, redes sociais, blogs, sites etc. Lembro que usava enciclopédias para responder questões escolares que, hoje, o Google responde em segundos. A verdade é que as novas gerações não sabem viver sem estarem conectadas a nossa “World Wide Web”.

Por isso, a sua presença digital é muito importante e você precisa estar constantemente ligado e presente neste mundo. Para resumir esse tópico, vou te fazer uma pergunta que mostra isso tudo: Se você fosse anunciar a sua empresa seria em um jornal ou na internet? Se a resposta for “com certeza a em jornal” é melhor você rever todos os seus conceitos de publicidade e de negócio.

2 – Você pode tornar a sua relação custo benefício muito atraente

Antigamente investir em marketing realmente era oneroso e sem chances reais de retorno. A Casas Bahia, por exemplo, investiu massivamente em propagandas de televisão para divulgar seu produto de forma a pegar os melhores horários (geralmente em intervalos de futebol). Realmente eles tiveram retorno, mas lembro que o dono da empresa explicou que passou um ano inteiro no vermelho para fazer essa campanha. Te garanto que essa realidade nunca seria viável para uma empresa de pequeno e médio porte.

Mas o interessante é que hoje podemos investir de forma ponderada e atingir públicos específicos que realmente poderão ser possíveis clientes. Lembra do exemplo das casas Bahia? Quem é o público dele? Quem assiste futebol e ponto. Na internet, podemos segmentar em faixa etária, interesses, localização, ensino e por aí vai.

A melhor forma de marketing hoje no ambiente online é o chamado inbound marketing, que se baseia principalmente em ganhar o interesse das pessoas sem ser invasivo. E esse tipo de marketing chega a ser infinitamente mais barato do que o marketing tradicional, que pede recursos financeiros bem maiores.

Não se engane, a internet é mais barata do que o marketing tradicional, mas o seu retorno vai ser sempre de acordo com o seu investimento. Por isso, escolha uma agência especializada para gerenciar a estratégia de marketing da sua empresa.

3 – Você pode mensurar e controlar as suas ações de marketing

Como falei antes, a forma Inbound de fazer marketing é a mais avançada. Isso porque, além de segmentar o seu público você pode acompanhar de forma clara e objetiva os resultados que estão sendo gerados passo a passo, possibilitando uma definição clara das metas comerciais que devem ser atingidas.

Isso porque a internet possui ferramentas que podem te dar todas essas métricas fornecendo todos os números necessários para que você avalie seu retorno com as estratégias de marketing adotadas pela sua empresa. Isso te dá a possibilidade de ver quais estratégias estão dando real retorno e quais devem ser modificadas.

4 – Te dá mais credibilidade no mercado

Você que sabe que credibilidade é tudo. E como dissemos antes, a maioria das relações sociais e comerciais acontecem por meio da internet. Então, é lógico perceber que se você não tiver um site, você não terá a mesma credibilidade para com os seus concorrentes.

Não tenha dúvida que o pior retorno de que você pode ter de um cliente é se ele falar que tentou te procurar no Facebook ou no Google e não te achou. Imagina ainda se você responde que é porque você ainda não tem um site? Certeza que a sua credibilidade vai lá para o fundo do poço. O caixão só vai fechar quando esse cliente perguntar: Como assim? Por que?

Por isso, corre logo e monte o seu site! Mas também não monte de qualquer jeito. Sites limpos, lúdicos e atraentes dão também muito mais credibilidade. Assim como uma sala de escritório organizada, o seu site é a sua recepção para o seu cliente.

5 – Sem investir na internet você poderá fechar um grande negócio: O seu!

Antes de mostrar o porquê investir em marketing quero te mostrar uns dados. A rede social mais usada no mundo hoje é o Facebook. Isso porque ele conta com o maior número de usuários ativos por mês: mais de 1.28 bilhão. Por mês ele chega a mais de 1 trilhão de visualizações totalizando um potencial de alcance de 43,8% de todos os usuários de internet do mundo.

Já no Google são feitas mais de 40.000 pesquisas por segundo e mais de 180 bilhões por mês. Diferentemente do Facebook, as pessoas que fazem pesquisa no Google fazem de maneira mais direta, ou seja, ela já está lá fazendo uma pesquisa de mercado de algum produto com a intenção de comprá-lo.

Todos esses dados e análises levantados são só para você ter ideia do potencial de Leads que o seu negócio tem ao estar inserido no mundo virtual. Óbvio que você tem que saber entender e interagir com esses grandes portais para poder extrair o máximo de clientes para a sua empresa.

Então para você que acha que internet é coisa de adolescente que gosta de jogar League of Legends ou Dota 2 (que aliás movimentam mais do que a indústria cinematográfica brasileira), você está muito enganado. De acordo com o Boston Consulting Group e Google, o valor bruto transacionado por empresas na internet – incluindo e-commerce, publicidade e outras formas de receita  – deve chegar a 2,3 trilhões de dólares no mundo até o ano de 2016, o que representa um crescimento de 100% em relação ao ano anterior.

Por isso vou repetir novamente (vale a pena o pleonasmo): SEM INVESTIR EM INTERNET VOCÊ ESTARÁ FECHANDO AS PORTAS PARA ESTE NOVO MOMENTO NO MERCADO.

Ainda tem dúvidas? Vou deixar um link para que você faça, de maneira gratuita, um diagnóstico completo da presença digital da sua empresa. Aguardo você! Abraço.

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