Fabrica de Resultados Fabrica de Resultados

Já se foi o tempo em que o marketing funcionava somente como um suporte ao setor de vendas.

Hoje, toda grande empresa que pretende crescer e expandir a sua participação no mercado precisa contar com uma equipe de Marketing Ativo e atualizado tanto com o mercado quanto com as redes sociais para poder criar novas e interessantes estratégias no intuito de contribuir com o crescimento da empresa.

Porém o conceito de estratégia está muito atrelado ao Plano de Ação estabelecido pela empresa contratante e sua equipe de marketing. Um bom plano garante o que podemos chamar de sinergia de ideias.

Pensando nisso, a Fábrica de Resultados decidiu mostrar algumas definições explicando como realizar um bom Plano de Ação.

Vamos a eles:

Desenvolvendo o objeto apresentado.

Para desenvolver um bom Plano de Ação a empresa deve, inicialmente, criar e definir o objeto a ser apresentado. Isso porque a falta de definição de objeto acaba por impactar diretamente em todos o processo da construção do plano.

Muitas pessoas têm dificuldade em definir o objeto a ser estudado e apresentado. A principal consequência desse problema certamente é a quebra do fator credibilidade, o que resulta em descrença por parte do comprador de que aquele produto é necessário o relevante.

Com a definição do objeto, a empresa então se encontra preparada para produzir o seu Plano de Marketing

Entendendo o que é o Plano de Marketing

Primeiramente precisamos definir o que esse termo significa. O plano de marketing nada mais é do que planejar as ações de marketing que determinada empresa objetiva chegar. Alguns exemplos desses objetivos são aumento de vendas, de clientes, de fidelização entre outros.

Consequentemente o Plano de Marketing objetiva ser uma importante ferramenta de gestão empresarial para que a mesma possa se manter competitiva no mercado a qual ela está inserida.

É interessante pensar o plano de marketing como um parâmetro para o entendimento acerca do crescimento do mercado a qual a empresa está inserida. Uma vez que esses parâmetros são definidos, a empresa pode partir para o seu Plano de Ação.

Montando o Plano de Ação

O primeiro passo para montar um plano de ação é realizar a famosa Pesquisa de Mercado que consiste em definir o público-alvo, o mercado e as estratégias que estão sendo usadas pela concorrência.

Definido a Pesquisa de Mercado, é hora de juntá-lo as Definições de Objeto e ao Plano de Marketing. Esses três “pilares” acabam por englobar o que comumente é chamado Plano de Ação. Quanto mais esses “pilares” estiverem fortes, mais facilmente a empresa conseguirá vencer a concorrência em todas as frentes como propaganda, promoções, relações públicas, marketing direto, vendas etc.

Mas lembre-se um Plano de Ação pode ocasionalmente, devido a fraqueza de um dos pilares ou outros imprevistos, ser alterado ou simplesmente deixado de lado. Porém isso nunca deve ser uma regra. Isso porque, mesmo sendo obsoleto defasado, ele ainda pode servir como guia para que a empresa possa continuar a cumprir os prazos estabelecidos, completar todas as tarefas e estratégias e atingir certos objetivos traçados.

Uma estratégia para que o Plano de Ação não seja fique defasado ou descartável é estar sempre atualizando todos os planos e definições. Lembre-se quanto mais conteúdo for agregado ao Plano, mais robusto e forte ele estará.

Exemplo de estruturação de um Plano de Ação inicial:

– Qual o segmento?

Vinhos especiais

– O que será feito?

Lançamento de um website para venda online destes vinhos especiais

– Por que será feito?

Um levantamento interno da empresa mostrou que grande parte dos clientes perguntava se o produto poderia ser adquirido pela internet.

Além disso, apesar de ser uma das únicas lojas de vinho da região, as vendas não atingiam pessoas interessadas que moram em outros bairros limitando o raio de alcance de potenciais clientes.

Outra questão é que os seus principais concorrentes não fazem uso de estratégias digitais na divulgação de suas marcas.

Por isso, e objetivando aumentar as vendas, a loja decidiu criar um website para captar este tipo de público

– Qual é o público alvo

Inicialmente o público alvo deverá ser homens e mulheres que tem o vinho como um padrão de consumo e tem dificuldade de encontrar os rótulos que gostam perto de suas casas. A decisão foi baseada em um dos indicadores da empresa que diziam que seus consumidores estavam em um raio de 10km.

O novo e-commerce, possibilita o aumento do raio para 30km. Aumentando consideravelmente o número de potenciais compradores.

– Quem desenvolverá o website?

Desenvolver o site em plataformas gratuitas pode causar limitações como problemas nos pedidos, rastreio de produtos, usabilidade, métodos de pagamento entre outros.

Após avaliação ficou decidido que contratariam uma agência de marketing digital que possui todo o know-how necessário para implementação do projeto, que será hospedado em plataforma especializada em sites de venda.

Muita gente pensa que o gerenciamento de um e-commerce pode ser feito de forma simples. Essa é um grande erro. É necessário que o gerente desse projeto, possua conhecimentos específicos sobre tráfego, monitoramento, logística e usabilidade.

– Como o site será gerenciado?

Equipe de 2 web designers contratados para poder dar suporte ao site

1 programador

1 desenvolvedor front end

1 redator publicitário

1 especialista em CEO

– Quando será feito?

O prazo determinado em reunião estabeleceu o início dos trabalhos para o dia 15 de março e entrega do portal online até 29 de abril (45 dias)

– Qual será o retorno?

Aumento do número de clientes e aumento na força e reconhecimento da marca.  

Esse tipo de ação foi baseado em um aumento de vendas de 30% nos próximos 6 meses

O plano ainda não está completo e pode ser ainda mais carregado de ações e análises. Mas, já por esse pequeno esboço, podemos afirmar que a loja de vinho está à frente de sua concorrência pois, além de entregar em lugares onde ela não chega, estará captando mais clientes por meio da estratégia de marketing de conteúdo que relaciona o conhecimento sobre vinho com os rótulos produzidos em estoque.

Fábrica de Resultados

Agência especializada e certificada em Inbound Marketing. Fundada em 2013, desde então vem auxiliando centenas de empresas a venderem mais pela internet.    

Cadastre-se para receber o conteúdo em primeira mão

Nome:

E-mail: